Rateio do Concurseiro

  MINHA CONTA   |   (0) Total: R$0,00

5 Dicas Inteligentes de Dieta para fazer Provas

A temporada de provas é sempre uma temporada conturbada para todos os envolvidos; alunos, pais e até para os professores!

Os mais estressados provavelmente são os pais porque longas horas de estudo querem dizer dietas bagunçadas e problemas de saúde para suas crianças!

Não se preocupe, experts de saúde da Truweight se uniram para sugerir uma boa dieta para época de prova e que vai ajudar seu pequeno a tirar notas altas!

Comidas recomendadas quando estudar para provas

Começa aqui! Lembra-se do ditado, ‘você é o que você come’? Então, se sua comida se alimenta de besteiras disponíveis com facilidade, seu cérebro vai ter um desempenho pobre.

foto-2-dietas-para-estudar-para-concursos

Os seguintes grupos de alimentos são as escolhas mais inteligentes de serem incorporados no período de provas:

  • Comidas ricas em proteína como carnes magras, peixe, ovos, laticínios, brotos, nozes etc.
  • Frutas e vegetais.
  • Grãos integrais como aveia, arroz marrom, quinoa, entre outros.
  • Grãos e sementes.
  • Água.

Apesar de parecerem pouco atrativos para um estudante, o truque para inserir esses alimentos é adicioná-los em receitas inovadoras.

Dicas de Dieta Durante Exames

foto-3-dietas-para-estudar-para-concursos

  1. Faça refeições menores e mais frequentes

Sim, o conselho mais antigo para a perda de peso é verdade e funciona também na preparação para provas. Refeições em pequenas porções constantes fornecem um suprimento de energia para o cérebro exaurido pela prova.

Se você alimentar a sua criança com refeições grandes, ela vai ter uma redução de energia e de atenção na hora de estudar.

  1. Faça um café da manhã completo e saudável

A exceção para a regra de refeições pequenas frequentes é o café da manhã!

Essa refeição precisa sustentar o estudante nos períodos de estudo e também no momento da prova. Em geral, uma combinação de grãos integrais e proteínas deve servir como um bom café da manhã.

Rateio de cursos para provas da OAB

  1. Atenção aos lanches

Lanches costumam ter um papel diferente durante períodos de ansiedade e estresse, sendo consumidos para aliviar a tensão! O ideal é ficar longe de lanches gordurosos e açucarados. Isso vai ajudar a manter níveis estáveis de açúcar no sangue.

 

  1. Faça seu plano de dieta com ácidos graxos ricos em ômega 3

Você pode ter ouvido falar que as gorduras ricas em ômega 3 são benéficas para o coração. Contudo, elas também atuam na melhora da memória, concentração, e até para aliviar a depressão.

Estudos revelaram que ácidos graxos ricos em ômega 3, especialmente ácido docosahexaenóico (DHA), aumentam o volume do cérebro.

O lado ruim é que nosso corpo não é capaz de produzir gorduras ricas em ômega 3, assim ela precisa ser obtida por meio da dieta e da alimentação. Sendo assim, qual época seria melhor para fornecer esse nutriente ao seu filho do que o período de provas?

Fontes de gorduras ricas em ômega 3 para incluir em sua dieta são: óleos de peixe como salmão, atum, truta, cavalinha e linguada; sementes como chia, de melão, girassol, linho também possuem gorduras ricas em ômega 3.

Você pode triturar as sementes e grãos e misturar o pó delas em sopas, saladas, farinha de chapati e quase em qualquer coisa que você possa pensar.

  1. A água é sua melhor amiga

Você se recorda de como se sente quando está com sede? Você fica irritado, apático e não consegue se concentrar.

Agora, esses predicados não são muito desejáveis para um estudante em preparação para provas. Logo, é importante se manter hidratado. Idealmente, beber 1.5 litros de água por dia é recomendado.

Água de coco, soro de leite coalhado, bebidas lácteas, e alguns chás especiais como chá de camomila podem não apenas ajudar a preencher a cota diária de ingestão de líquidos, mas também ajudam a prover nutrientes e uma sensação de calma.

Comidas que são boas para a memória

Se perguntando quais alimentos estimulam o cérebro? Pense em cores para melhorar a memória! Se você pudesse imaginar um arco-íris feito de comidas, quais seriam elas?

Pense em grãos (cada cor e tipo), ovos inteiros (especialmente o amarelo da gema), vegetais de folhas verdes e frutas coloridas, cor de rosa do salmão e as cores de terra de nozes e sementes!

Perceba como esses alimentos fornecem todo tipo de nutriente: vitaminas, minerais, fibra, antioxidantes, carboidratos saudáveis, até água! Eles agem como alimentos cerebrais para a memória.

Rateio para concursos para provas do MPU

Dieta para provas sugeridas por nutricionistas experts

foto-4-dietas-para-estudar-para-concursos

Pedimos a chefes de nutrição em Truweight Mrs Suhasini Mudraganam para nos ajudar a elaborar um plano de dieta para provas que vai ajudar os estudantes que precisam.

Lembre que isso é apenas um guia em linhas gerais e não deve substituir uma consulta apropriada com um nutricionista.

De manhã cedo: 3 a 4 amêndoas embebidas com pele e 3 nozes.

Café da manhã: 1 copo de leite / Milkshake de frutas sem adicionar açúcar + 2 pães integrais e sanduíche de omeletes / 2 misturas de vegetais e pão com queijo indianos com uma tigela de coalhada com pouca gordura / 1 a 2 grãos integrais ou wrap multigrãos com feijões cozidos e vegetais refogados / 1 tigela de salgados (com vegetais e masala) ou aveia adoçada com rapaduras e sementes, frutas e nozes.

Meio da manhã: Um prato colorido de grutas / 3 a 4 linhaças e até laddu indiano ou laddu de frutas secas + 1 copo de shake de whey protein.

Almoço: é interessante incluir óleo de peixe duas vezes por semana nas refeições.

3 pães indianos + 1 tigela de curry de peixe + 1 tigela de salada broto / 1 tigela de arroz marrom ou vermelho + 1 tigela de lentilhas e espinafre com um coquetel de sementes Truweight.

1 hora após o almoço: 1 copo de soro de leite coalhado apimentado.

Faça curry apimento ou sanduíche de salmão defumado para o almoço. Faça um pó com sementes e nozes e misture-o em sopas, saladas, farinhas de chapati e naquilo que você puder.

Meio da tarde: 1 tigela de fruta e nozes com leite / 1 prato de brotos de vegetais com arroz vermelho + 1 copo de milk-shake de frutas / 1 prato de multigrãos + 1 copo de shake de whey protein

Jantar: 1 tigela de preparado de frango ou peixe grelhado + 1 tigela de arroz marrom + 1 pequena tigela com vegetais misturados / 2 sanduíches de frango com vegetais e pão integral + 1 copo de leite desnatado.

Lanche pós-jantar se necessário: mistura de nozes, sementes e frutas / quinoa inchada e lanches de bolso; bolachas crackers saudáveis; linhaça e laddus indianos; biscoitos saudáveis feitos de aveia e outros grandes integrais.

O que você deve comer antes de uma prova?

O que você come antes de ir fazer uma sala de provas? Bom, o ponto chave é comer algo leve e saudável.

Logo, refeições com grãos integrais são definitivamente importantes, mas não em excesso, pois pode fazer o estudante ficar letárgico ou sonolento.

Sanduíche de atum ou cavalinha; pão integral em rolo recheado com frango e vegetais são boas opções para uma dieta de período pré-prova.

Você sabia?

Os aspectos psicológicos e fisiológicos das provas!

Provas são sempre acompanhadas por estresse. E esse estresse elevado, por sua vez, aumenta a necessidade de certas vitaminas solúveis em água como a C e as do complexo B.

Os níveis de vitamina C no corpo variam amplamente com o estresse físico e emocional. Isso diminui muito quando submetido a muito estresse.

Um estudo descobriu que estudantes vivendo o estresse de uma prova podem aumentar o desejo por lanches gordurosos e ricos em açúcar.

Ao mesmo tempo, a demanda fisiológica por certos nutrientes como vitamina C, B5, B6, zinco, magnésio, potássio e tirosina proteica aumenta.

Esses são os nutrientes necessários para a geração de hormônios adrenais ou os hormônios em conflito do estresse.

Rateio de concursos para provas da Polícia Federal

4 Dicas para Ser Ativo Durante Provas

foto-5-dietas-para-estudar-para-concursos

O foco durante provas é inteiramente nos estudos e uma boa dieta de exame, a parte negligenciada é ser fisicamente ativo.

Perda de tempo? Definitivamente não! Isso vai aumentar o fluxo de oxigênio no seu cérebro cansado e fazer você estudar melhor!

Posso até imaginar os “se e mas” se formando nos seus lábios! Mas deixe eu te dar algumas dicas fáceis de como incorporar os esportes em sua vida ou apenas ser fisicamente ativos durante a preparação para provas.

  1. Tire pequenas folgas

Ficar debruçado sobre os livros ou o computador talvez seja comum, mas tirar pequenos intervalos como uma caminhada até uma loja próxima pode revigorar você e te devolver para os estudos mais ativo.

  1. Conhece seu horário de estudos

Algumas pessoas preferem estudar de manhã enquanto outras preferem a noite.

Saiba o que funciona para você e consigo algum tempo ao ar livre quando você sabe que não será capaz de estudar! Lembre-se de não fazer nenhuma atividade que lhe estimule quando você estiver prestes de ir para a cama para dormir.

  1. Tenha um programa de estudos e atividades

Você pode tentar pegar um pouco de luz solar ou tirar um tempo ao ar livre em dias alternados. A programação vai te ajudar a continuar fazendo isso.

  1. Vá andando ao local de prova

É em um local próximo? Então prefira ir andando até ele porque isso vai ajudar você a relaxar para a maratona que virá a seguir.

  1. Durma bem durante o período de provas

Ter uma boa noite de descanso é igualmente importante para fechar as provas! Isso não apenas ajuda a acabar com o estresse, mas também ajuda a estudar melhor. Damos a você algumas dicas simples para que seu filho tenha um sonho tranquilo durante o período de provas:

  1. a) Faça uma programação: se você é uma pessoa de rotina, você certamente deve ter um para estudo. Organize seu tempo para poder dormir.
  2. b) Observe o que e quando você come: se você comer um jantar pesado ou está com muita fome perto da hora de dormir, então sua qualidade de sono é afetada. Prefira comer um jantar mais cedo, por volta de 8 ou 9 horas da noite e elimine a pequena fome que se segue com lanches saudáveis e leves.
  3. c) Elimine café, chás e refrigerantes: O motivo é a cafeína presente nesse tipo de bebida. É melhor evita-las perto da hora de ir para a cama.

Café parece ser a resposta favorita para “como evitar dormir durante provas”, contudo, isso é seriamente não recomendado para estudantes. Não só é desidratante, o aumento de energia inicial pode ser seguido por uma queda brusca. Isso faz com que ele não seja uma boa bebida para ser consumida durante a noite. Ao invés disso, se o café for bebido durante a manhã e em quantidades moderadas pode na verdade ajudar a se manter alerta e não causar falta de sono. Também, lembre-se de que muito chá ou café podem causar azia e acidez.

  1. d) Cultive seu quarto como uma sala de paz: Isso significa nada de laptops ou livros para revisar antes de dormir, TV ou até mesmo smartphones são permitidos. Seu cérebro deve te induzir a dormir assim que você entrar no quarto.

Bom, agora você tem várias dicas à sua disposição para acabar com o estresse durante a hora da prova e garantir que você levará o seu melhor para o local de prova!!

Deixe um comentário

19 + dezoito =